segunda-feira, 12 de novembro de 2012


 
 
 
"Porque é para vocês!!!"
 
 
Agora que me meti nesta aventura deliciosa, sinto mesmo que a escrita serve de catarse para revisão e reflexão sobre o dia, sobre alguma coisa que me faz pensar, sobre o preenchimento de tempos mais mortos, sobre brincadeiras com as palavras, sobre o poder de transformar aquilo que penso, pensei, digo, ou disse, em palavras, em texto... gosto mesmo muito e se aliarmos isso a uma partilha sempre pronta com os amigos (mesmo que de modo virtual, porque não, não nos fechemos a ele, que é irreversível!...), ainda melhor se torna tudo isto!!
E hoje eu poderia escrever sobre inúmeras coisas que afloraram o meu espírito ao longo do dia, pequenos flashes que povoaram o meu consciente e subconsciente de forma mais, ou menos sentida... poderia falar da conversa que tive com um amigo querido, de longa data, com quem há muito não falava e do bem que me soube ouvi-lo; poderia falar do apaziguar de quezílias entre pessoas queridas, que me fez ver que o perdão tranquiliza, sereniza, é terapêutico; poderia falar da menina cigana que tenho na minha sala que me faz questionar constantemente a INCLUSÃO tal como no-la querem fazer defender; poderia falar na "suavidade" da aceitação da morte de um familiar querido, por parte de uma amiga; poderia falar de um sem número de coisas e todas elas, circunstâncias só DE 1 DIA, que foi o de hoje! (De facto, há tanto num só dia!!!)
Mas não... hoje apetece-me falar das minhas duas filhas outra vez... de facto, os filhos serão sempre fontes grandes de inspiração, cenários gigantescos de afetos que se podem transformar em palavras e reflexões. Com este post, aproveito para explicar o porquê do nome DOCE E AGRIDOCE para este blog!
-"Oh mãe, mas porquê que escolheste este nome para o blog?" -foi a pergunta desta manhã aquando da conversa rápida no café antes da "entrega" à escola... - "É por vossa causa..." - e aí começou uma explicação que não sei se lhes terá feito algum sentido (os adolescentes riem de tudo e às vezes apetece-nos questionar o riso, traduzi-lo, embora não me tenha detido nesse apelo... fixei-me no riso... incongruente, espero!)
A minha amiga Maria João (e o facto de referir aqui o seu nome serve de homenagem não só à nossa amizade, mas também à felicidade desta expressão) disse-me um dia que eu tinha uma filha "doce" e outra, "agridoce"! Apaixonei-me pela expressão, porque é absolutamente verdadeira!  A minha filha mais velha é a doçura calma, ponderada, responsável, metódica, organizada ... a minha filha do meio é a doçura agridoce da extroversão, rapidez, intempestividade, impulsividade, espiríto artístico... são tão diferentes e revejo-me tanto em cada uma delas. Conseguem, fisicamente, ter o pai retratado dos pés, à cabeça, mas no resto, têm pedacinhos de mim, que vejo com tanta clareza, ora numa, ora noutra! É engraçado como a genética fluí assim, por esta subtileza e se divide desta forma!
E assim será este blog, espero! Ora doce, ora agridoce, falando da vida e das coisas simples que nos fazem deter e parar por milésimos de segundo da correria em que, muitas vezes involuntariamente, vamos vivendo.... e para o meu filho mais novo, que, ao contrário das irmãs, é fisicamente muito parecido comigo, tantos e tantos posts virão também, com a força da inspiração que só um SOL também dá...
 
 

4 comentários:

  1. Que a tua Doce e Agridoce, assim como o teu Sol, sejam sp a tua fonte de inspiração :)...kiss kiss

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Paulinha! As tuas palavras espelham o dia a dia de inúmeras pessoas e a decrições assemelham-se a um batido de morango muito doce que se bebe sem dar por isso ...de seguida e chora-se por mais.

    Força, continua!


    Beijinhos
    Gabriela Mendonça

    ResponderEliminar
  3. como é bom ter a vida recheada de momentos doces e agridoces...e de raios de sol com cheirinho a canela...Com uma família com tantos sabores e aromas, só poderás ser feliz!... Gostei muito do nome, da nossa amizade e de tantos anos de momentos em comum(profissional e familiarmente). Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  4. Vou ser uma seguidora compulsiva pois revejo-me nessa tua sensibilidade para o mundo em que vivemos.
    Gosto sobretudo dessa tua lente sem distorções imprópria para míopes, que mostra as várias perspetivas de uma realidade, por vezes menos boa, mas que vem sempre salpicada com grãozinhos de açúcar.
    Felicidades para esta tua e nossa aventura....

    ResponderEliminar