sexta-feira, 30 de novembro de 2012

 
 
 
 ALDINHA
 
Lembro-me dela como se fosse hoje. Era uma menina grande para a idade, negra como o carvão, com uns brincos de ouro daqueles que me faziam lembrar as minhas primas da aldeia do meu avô, que furavam as orelhas em bebés e depois punham umas linhas pretas nos buraquinhos, para que o furo não fechasse... depois, punham uns brincos de ouro, antigos e valiosos, que ficavam para a vida toda (...só furei as orelhas com 11 anos, lembro-me que queria muito, mas não gostava nada daquela ideia da linha preta, isso não, não queria com veemência!); a menina tinha uns olhos muito grandes, muito pretos, o cabelo era cheio daquelas trancinhas africanas, muito juntinhas e espetadas em todas as direcções. Tinha umas mãos muito grandes, com palmas esbranquiçadas que contrastavam com a negrura da pele em todos os outros pontos cardeais do seu corpo; esta menina desenhava muito bem e, teimosamente, as suas representações da figura humana eram sempre maravilhosas figuras femininas, loiras, de olhos muito claros, com uns cabelos muito brilhantes e compridos. Lembro-me que lhes pintava sempre as unhas de cores garridas e aquelas, eram sempre compridas. Às vezes, dizia-lhe que ela não era assim e que era importante tentar desenhar-se como era, que ela era linda, da cor do chocolate que eu adoro, mas a "Aldinha" (chamemos-lhe assim...) nunca desistiu daquela representação da beleza feminina. Era determinada, suave, mas decidida e sabia muito bem o que achava bonito. Por isso, contrariava-me sempre!
Um dia, já no final do primeiro período, tive o prazer de conhecer a mãe desta menina. Lembro-me que apareceu sem avisar, à hora do almoço e que eu a recebi com um misto de surpresa e curiosidade, pois estava tudo bem com a menina, não tinha havido um aviso, um recado, nada que me fizesse estar à espera de uma mãe que, julgava eu, era tão ausente! Recordo a conversa que tive com a senhora como uma lição de vida que ainda hoje, em variadíssimas situações relato e dou como exemplo. Era uma mulher enorme (a filha, grande, herdara-lhe a altura...), com um penteado africano muito típico, com um ar de trabalho, de vida dura, com gestos rápidos e um sentido prático que me desarmou. -"Não poderia nunca deixar de vir conhecer a professora da minha filha" - disse-me com ênfase, referindo que há muito desejava fazê-lo, simplesmente a vida dura que tinha a impedia de já o ter feito há mais tempo. Sei que a conversa durou algum tempo, entre considerações sobre a menina, sobre a escola e sobre a vida e foi sobre esta que me deu uma lição enormíssima: desde relatos sobre o seu dia-a-dia, passando por opiniões fortes e seguras que mostrava ter sobre as coisas, até à descrição dos 10 partos, do nascimento dos 10 filhos, todos em casa, indo logo trabalhar a seguir, tendo que trabalhar a seguir, até à nostalgia pelas ausências do marido... enfim, foi para mim uma lição de vida que senti como muito forte no momento e que nunca mais esqueci.
Hoje, em jeito de "rewind", comparo esta mulher maravilhosa, linda à sua maneira e cheia, a transbordar, de coisas boas e bonitas, com muitas mães "Barbies" que nos "passam" pelos grupos... tão lindas (será?), tão arranjadas, com ares tão importantes, tão supostamente sabedoras de tudo e penso que não sabem nada, que não emanam para fora nada do que é mais importante!... passam por nós e não "ficam" para sempre como esta mãe ficou.
Nunca mais vi a Aldinha nem a mãe. Não faço ideia do rumo que seguiram, presumo que a menina continue simples e encantadora como era, detentora daquilo que é mais importante para a vida: a preocupação e dedicação de sua mãe, a ponto de pôr a sua vida escolar, numa prioridade de agendamento muito importante, porque a considera, porque respeita, porque quer ser par!
E sabem? Lembro-me que a mãe tinha as unhas das mãos pintadas de cor muito garrida, embora o verniz estivesse gasto e a lascar. Quem sabe se, nas princesas que a Aldinha desenhava, não estava um pouquinho da sua mãe? Eu acredito que sim!


7 comentários:

  1. Querida Amiga, colega e Mãe:
    Por nós passam MÃES e ... parideiras de ocasião! Digo "parideiras de ocasião" porque nelas tudo está minuciosamente tratado e até a "ocasião" mais favorável para o parto, de forma que até neste momento tão único e fantástico, os filhos não lhes empatem os programas já estabelecidos para as suas vidas. E como dizes e eu acho fabuloso "as Barbies"ao fim de 4 ou 5 anos após o parto, mas com apenas algumas horas de experiência( não mais que isso!) venham com ares de grandes experientes na matéria tentar ensinar e avaliar quem muitas vezes lhes corrige e trata os danos que causam nos pequenos seres que lhes chamam mãe! Também já tive ao longo dos anos muitas "Aldinhas" cujas MÃES ainda hoje recordo com muita saudade e me reconhecem na rua! Mas também já tive "Barbies" que hoje agradeço a Deus por me ter visto livre delas... (Foram menos... felizmente muito menos!) Beijinhos Gina

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, quero dizer que adorei o post e adorei a resposta acima. A minha mãe era professora do ensino básico. Não sei se por isso ou outro motivo qualquer, tenho um respeito enorme pelas Educadoras e Professoras. Tenho tido sempre uma sorte imensa. Há sempre, entre nós uma empatia espontânea. Neste momento, por exemplo, estou aqui, com uma vontade enorme de falar com a Professora da minha filha mais velha (que está no 1º ano), para ela me dar alguns conselhos. A mim a maternidade trouxe-me a sabedoria de que nada sei. Tento ser o melhor que posso, mas em termos de pedagogia tenho muitas limitações...

    ResponderEliminar
  3. Quantas "Aldinas" não passam nas nossas escolas?! Mas recordamo-nos de algumas em especial, por algum motivo. E mesmo as "mães ausentes" são, por vezes tão presentes como a mãe da tua "Aldina".
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. http://tematicasetc.blogspot.pt/ Admiro a forma como escreve e por isso gostava da sua opinião sobre o meu blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo aceder ao seu blog, provavelmente tenho aqui alguma definição de acesso bloqueada, mesmo sem saber...

      Eliminar
  5. tematicasetc.blogspot.com acho que assim já poderá ver

    ResponderEliminar