domingo, 4 de maio de 2014




BIGMUMMY

(também tenho uma...)


Eu era endiabrada, gostava de subir às árvores, descia rampas íngremes sem as mãos no volante da bicicleta, aprendi rapidamente a assobiar com os dois dedos indicadores na língua, irritando a minha doce avó Lurdes, era campeã de berlinde e não parava quieta, mas também tinha uma delicodocice muito feminina, aprendi depressa a gostar do sossego de um bom livro, colecionei com gosto os postais da Mary May (que ainda tenho), tinha uma lágrimazinha fácil e adorava brincar com os Barriguitas (sim, já os apanhei na minha infância...), com um desvelo maternal que sempre imperou nas minhas brincadeiras.

Sempre quis ser mãe e isso, mesmo com a névoa que o futuro tem na cabeça de uma menina pequena, imperava com sobranceria, como se, mesmo não sabendo mais nada, disso tivesse a certeza.
Acredito que este meu desejo teve berço também na referência que a minha mãe foi e é para mim, como se eu imitasse, na infância, sem saber, aquilo que a via fazer e dizer e ser e ensinar. Claro que sim, afinal, eu sei que as brincadeiras dos miúdos são espelhos grandes e quase sempre límpidos daquilo que vivem na vida real. Pois a minha vida real tinha (e tem) uma mãe gigantesca, que nos ocupa o coração todo, amaciando-o com um bálsamo de afetos que se mescla com firmezaclarividência, autoridade, doçura e muito, muito amor. Tenho também a certeza que isso me estrutura como pessoa e foi cimentando, ao longo do tempo e devagar e silenciosamente, esta minha vontade de ser mãe.
Hoje, ela continua a ser assim, um braço de água fresco, para onde me apetece mergulhar e é lá, no mergulho profundo, no mais fundo de mim, que a vejo sempre a ela, que vejo os meus três filhos e que lhes agradeço por preencherem assim, desta forma desbragada, todos os bocadinhos que tenho.
E é por isso que os ponho aqui assim, lindos...
Quem disse que este post era sobre mim?






  LEITE DERRAMADO Já estou submersa, naquela fase do meu trabalho em que só vejo papéis à minha volta e em que sinto que tenho ...